Dezembro de 1936 acontece no Templo Central a 1ª Convenção estadual

No período da primeira Convenção Estadual que aconteceu entre 29 de novembro a 06 de dezembro de 1936, em um galpão localizado na Rua Tereza Cristina nº 673, onde se localiza o atual Templo Central, o pastor José Teixeira Rego honrou naquele dia histórico, para presidiu a Mesa Diretora, o pastor Nels Nelson e como vice, o pastor Virgil Frank. As outras lideranças estrangeiras eram Frank J. Stolter, V.Z. Fullertos e Mona Smith. As igrejas existentes no interior estavam representadas pelos obreiros: Francisco Adriano de Carlos (Iguatú), Antônio Alves dos Santos (São Luís do Curú), Antônio Ferreira Lima (Maranguape), Cícero Paulo de Lima e Francisco Puruense de Alencar (Morada Nova), José Alencar de Macêdo (Cipuada Roldão – Morada Nova), José Pena Pinheiro, Antero Gomes Pereira e Antônio Rodrigues de Lima, João Antunes Paz (Itapajé e Betânia – Itapipoca), Raimundo Marinho dos Santos (Caucaia), Alfredo Carneiro, Emídio

Foto historica
Foto histórica

Saraiva Granjeiro e Antonio Saraiva Granjeiro (Crato e Campo Sales), José Rodrigues da Silva, João Olegário Rodrigues, José de Souza Motta, Manoel Gonzaga de Almeida, Orlando Bastos, Quininha Bastos, Anna Rodrigues da Silva (Fortaleza) e ainda Francisco Carneiro Filho, Francisco Lopes da Silva, Francisco José de Sousa, Manoel Caetano de Menezes, Manoel Roberto de Lima, Severino R. Cavalcante, José de Paula Bezerra, José de Salles Mourão, Olímpio Martins dos Santos, João Luiz Pereira, Francisco Cristiano de Brito, Luiz Francisco de Oliveira e Francisco Gomes dos Santos.

A ausência de Orlando Boyer nesta reunião se devia ao retorno em maio de 1935 ao seu país de origem, os Estados Unidos. Ao falecer em 5 de dezembro de 1960, o pastor José Teixeira Rego foi aclamado como “apóstolo do Ceará” e em seu lugar foi empossado no dia 26 de janeiro de 1961, o pastor Armando Chaves Cohen, ficando no cargo pouco mais de um ano. No dia 07 de fevereiro de 1962 assumiu o pastorado da Assembleia de Deus em Fortaleza, o pastor Emiliano Ferreira da Costa, conhecido como o “homem do Salmo 23”. Este, realizou um profícuo trabalho na igreja cearense. No ano de 1964, a igreja em todo Estado contava com 31 pastores, 110 templos em 92 municípios, e aproximadamente 20 mil fiéis. Nessa data referida, o pastor Emiliano Ferreira da Costa coordenou a celebração do Jubileu de Ouro das Assembleias de Deus no Ceará. O evento assumiu caráter idêntico ao evento do Centenário, com as festividades tendo início em Itapajé no mês de julho e posteriormente no mês de setembro na Igreja de Fortaleza. No dia 1º de maio de 1985, o pastor Emiliano veio a falecer, e três dias depois assumiu a presidência da igreja o pastor Sebastião Mendes Pereira, o pastor Bastos, como era conhecido.  Nos 25 anos na liderança das Assembleias de Deus realizou dezenas de projetos que fizeram prosperar a obra do Senhor em todo Estado, inclusive a última reforma do majestoso Templo Central.

No dia 03 de junho de 2010 o pastor Bastos foi recolhido às mansões celestiais e foi sucedido pelo pastor José Deusdedith Farias, o qual permaneceu no cargo aproximadamente um ano, vindo a falecer no dia 05 de maio de 2011. O pastor Deusdedith serviu à igreja do Senhor em Fortaleza como membro das diretorias da igreja e da convenção nas gestões do pastor Emiliano e do pastor Bastos, e como presidente, deu continuidade ao trabalho dos seus antecessores. Após breve período de transição, por ocasião da Magna Assembleia Geral Extraordinária, no Templo Central, no dia 06 de junho de 2011 foi eleito por aclamação para assumir o pastorado da igreja, o pastor Antonio José Azevedo Pereira. Em sua palavra, por ocasião da posse, uma frase inspirada por Deus se transformaria no lema da novel liderança pastoral da IEADTC: “O Senhor promete à sua igreja um tempo de Restauração, Misericórdia e Ensino”.

Fonte: Fragmentos da História do Evangelho no Ceará

 

Carlos Castro

Postado por: Carlos Castro

Comentários

*os comentários aqui apresentados não representam a opinião do Portal JVD

Deixe uma resposta