Tumba viking é encontrada em construção de estrada

Portal JVD - Arquelogia
Portal JVD – Arquelogia

Este foi um projeto que atraiu controvérsia desde o início – a expansão da estrada de Weymouth, Dorset para a Ilha de Portland, que passa por uma área de incrível beleza natural. Mas o que a equipe de operários encontrou durante escavações foi mais incrível ainda – uma vala comum com 54 esqueletos e 51 cabeças de homens escandinavos que foram executados entre 910 e 1030. Depois de análises, os arqueólogos determinaram que aquela poderia ser a tumba de Jomsvikings, um grupo impiedoso que aterrorizou a costa da Inglaterra em torno do ano 1000.

Os corpos apresentavam todos os sinais de uma execução em massa. Estavam todos nus com a cabeça em uma pilha e os corpos em outra. Aparentemente, alguns deles tentaram se defender, já que alguns foram encontrados com os dedos cortados. Outro detalhe macabro descoberto foi que a morte de alguns deles não foi rápida e “limpa”, já que apresentavam múltiplos golpes nas vértebras, mandíbula e crânio.

O motivo de terem sido mortos em Dorset não é conhecido, mas os arqueólogos têm duas teorias: uma é a de que eles foram mortos por seus companheiros Vikings como castigo por deserção. A outra é que quando eles deixaram algum barco viking, foram emboscados por um grupo organizado de saxões que os forçaram à rendição e os executaram.

Fonte: http://hypescience.com/

Carlos Castro

Postado por: Carlos Castro

Comentários

*os comentários aqui apresentados não representam a opinião do Portal JVD

Deixe uma resposta