Palavra de reavivamento espiritual impacta a vida de muitos jovens no encerramento do Congresso

Alice Maciel
No momento do louvor com a cantora Alice Maciel, o santuário foi tomado por uma unção e uma graça inexplicáveis, indescritíveis. A glória do Senhor era real naquele lugar. (Foto: Aldemir Alves)

O Santuário Canaã vivenciou na noite desta terça-feira (28) mais um dia para ficar marcado na sua história, na ocasião do memorável culto de encerramento do Congresso Geral da Juventude Canaã (JUC) 2017. O auditório esteve mais uma vez repleto de jovens e adolescentes adoradores que servem ao Senhor na Sede e nas congregações do Ministério Canaã localizadas em Fortaleza. O culto foi dirigido pelo ev. Edvan Chaves, líder geral da JUC, e contou com a presença do reverendo Rosther Guimarães Lopes, titular da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) de Guará II, em Brasília (DF); e da cantora Alice Maciel. Foi uma noite de adoração, celebração e rendição ao nome do Senhor, onde mais uma vez Ele foi exaltado e glorificado por toda a juventude.

Em ritmo pentecostal, a cantora Alice Maciel adorou a Deus inicialmente com a canção intitulada “Sai da caverna”. Em seguida, ela cantou as conhecidas “Sua presença” e “Todo Poderoso”, acompanhada de todos os jovens, que glorificavam ao Senhor e celebravam ao Eterno com palmas. A cantora encerrou a sua primeira participação no culto cantando a música “Labaredas”, com a cantora Kátia de Jesus. No momento do louvor, o santuário foi tomado por uma unção e uma graça inexplicáveis, indescritíveis. A glória do Senhor era real naquele lugar. Era comum ver muitas pessoas em lágrimas, transbordando da glória do Altíssimo em suas vidas. Foi só uma preparação para a pregação da Palavra.

“Para mim, foi uma honra estar de volta ao Santuário Canaã, o santuário do povo de Deus com o pastor Jecer Goes. Eu queria agradecer a toda a juventude, a toda a igreja e a todo o ministério por mais uma vez me convidar para estar presente num momento tão maravilhoso, que é a presença do Senhor fazendo grandes coisas em nosso meio”, expressou-se agradecida Alice Maciel. Ela afirmou que se encontrava muito feliz e honrada, além de grata a Deus por Ele permitir celebrá-Lo com toda a Juventude Canaã. “Continue buscando ao Senhor enquanto se pode achá-Lo, invocando o nome dEle enquanto estar perto. A ordem é para marchar! Jesus está voltando e Canaã vai subir”, disse ela ao deixar uma mensagem para todos os jovens. Depois da pregação, ela ainda louvou ao Senhor com as músicas “Aqui neste lugar” e “A vitória de Ana”.

Palavra ressalta a importância de manter um relacionamento constante com Deus

O sermão expositivo ministrado pelo rev. Rosther Guimarães Lopes teve como base a leitura bíblica em Ezequiel 37:1-14. Ao longo da pregação, ele falou do poder que emana de Deus e compartilhou das maravilhas do Senhor, com exemplos práticos. Assim como no momento do louvor, a glória do Eterno se manifestou de forma peculiar, onde muitos jovens foram alcançados pela ministração da bênção de Deus em suas vidas. O reverendo também citou exemplos de pregadores e avivalistas que se destacaram nos séculos XVIII e XIX, para inspirar a juventude a ser como foram os servos de Deus citados no sermão, ressaltando a importância de o jovem manter um relacionamento constante com o Altíssimo e buscar um reavivamento espiritual. Após a mensagem, ele orou de joelhos com toda a igreja.

Para viver uma vida no altar de Deus, o rev. Rosther Guimarães acredita que, em primeiro lugar, o jovem tem que amar a Jesus, pelo motivo de que nunca ninguém o amou como Cristo o amou. “Se o jovem amar a Jesus, ele não vai mais querer viver para si mesmo, mas vai querer viver por aquele que deu a sua vida na cruz por ele. Então, amando a Jesus, ele deve buscar uma vida de comunhão com o Senhor. Isso significa que ele tem que ser um cristão voltado para a leitura da Palavra, que estuda a Palavra com afinco, guardando-a no seu coração, mas também um cristão que dobra os seus joelhos e tem tempo na presença de Deus em oração”, explicou o reverendo Rosther. Além de tudo isto, ele considera importante que o jovem priorize estar firme na igreja, envolvido com o ministério da juventude e com a sua igreja, sendo submisso à sua liderança espiritual, fiel à Palavra e colocando-se nas mãos do Senhor para ser uma bênção, anunciando a Jesus como Senhor e Salvador. “Eles precisam viver uma vida aos pés da cruz”, resumiu.

Sobre a sua participação no Congresso Geral da JUC e poder ministrar no Santuário Canaã, o reverendo Rosther Guimarães considerou como sendo “um motivo de grande alegria”. “Nós louvamos a Deus por ver a obra que Ele está fazendo aqui na Assembleia de Deus Canaã. Que bênção ver os jovens entregues, focados, ajoelhados e consagrados na presença do Senhor! Eu estou voltando para casa com o coração cheio de alegria, e estou orando a Deus para me dar a bênção de viver isso também lá na igreja que eu pastoreio, que tem uma juventude que ama ao Senhor e se prostra aos seus pés. Saibam desde já que eu estou indo embora daqui, mas vocês ganharam um intercessor. Que o Senhor fortaleça a vossa juventude em nome de Jesus, para a glória de Jesus! Amém!”, finalizou.

Ev. Edvan Chaves considerou o Congresso como “extremamente positivo”

Apesar de ser a primeira experiência de realizar o Congresso no período do Carnaval, o ev. Edvan Chaves considerou boa a frequência dos jovens nos quatro dias do evento. “Foi uma bênção ver os jovens todos empolgados, entusiasmados, participando durante os quatro dias de todas as atividades, tanto durante o dia quanto à noite. Vimos jovens alegres, felizes, animados, que foram cheios do Espírito Santo, que foram renovados e que saíram daqui abençoados. O Senhor alcançou dezenas de jovens durante esses quatro dias, com mensagens poderosas e os cantores inspiradíssimos, cheios do Espírito, abençoando a nossa juventude”, afirmou o Edvan Chaves. A respeito do Congresso, a análise que ele faz é que o evento foi “extremamente satisfatório”. “Nós estamos profundamente felizes e agradecidos ao Senhor por tudo que Ele fez durante esses quatro dias. Nós só temos é que dar glórias ao nosso Deus”, disse ele grato ao Eterno.

Sobre o evento previsto para acontecer no feriado do Carnaval de 2018, o ev. Edvan Chaves afirmou que na próxima semana já começará a trabalhar para a realização do encontro, cuja expectativa é reunir mais de 20 mil jovens com o propósito de glorificar e exaltar ao Senhor. “O nosso pastor Jecer Goes já colocou como meta para 2018 realizar um evento com o dobro ou o triplo de pessoas que participaram deste Congresso de 2017. Então, a partir da próxima semana nós vamos começar a trabalhar, a pensar, a idealizar, a organizar o projeto e ver os pregadores e cantores. Certamente, vai ser um evento extremamente poderoso que vai impactar Fortaleza, que vai impactar o estado do Ceará”, concluiu. A expectativa do Ministério Canaã é que o projeto de avivamento espiritual e evangelístico, nascido na ocasião da abertura do Congresso Geral da JUC 2017, irradie o Ceará, o Nordeste e alcance todo o Brasil. A intenção é que o encontro se estabeleça como uma referência para a juventude cristã brasileira e passe a fazer parte do calendário de eventos evangélicos de Fortaleza, do Ceará e do País.

Por Jair Melo
Redação Ministério Canaã

Jair Melo

Postado por: Jair Melo

Jornalista e especialista em Propaganda e Marketing pela Faculdade 7 de Setembro (FA7). Editor-responsável da revista Mandamentos e repórter titular do Canaã News, o canal de notícias do Ministério Canaã no site oficial da igreja (ministeriocanaa.org)