História da cidade que abrigará a 75ª CONADEC entre os dias 23 a 26 de maio de 2016

Templo da Assembleia de Deus Templo Central Caucaia (Ce)
Templo da Assembleia de Deus Templo Central Caucaia (Ce)

O site de notícias do Movimento Pentecostal no Ceará (Portal JVD), divulga em primeiríssima mão o maior evento da Assembleia de Deus que acontecerá na cidade de Caucaia (Ce), na região metropolitana de Fortaleza, que é a 75ª Convenção Estadual. O evento acontece 85 anos após fundação da igreja, através do anônimo Luís Antônio, um irmão que havia crido no evangelho no estado do Rio Grande do Norte. O campo atualmente tem na liderança o pastor Eliúde Fernandes da Costa e a mobilização em torno do grande acontecimento já tem, até mesmo pronto, o Edital de Convocação, editado na Revista Eclesiástica, edição Nº 98 e que tem como editor, o pastor Alex Santos. Entre os pastores que marcarão presença estão os pastores: José Wellington Bezerra da Costa (presidente da CGADB), Davi Botelho (Missão Horizonte), Perci Fontoura (Paraná), Everaldo (Paraíba), Wellington Júnior (São Paulo) e claro, o presidente da Convenção do Estado do Ceará, o pastor João Bezerra da Silva.

CONTEXTO HISTÓRICO DA ASSEMBLEIA DE DEUS DE CAUCAIA

A localidade de Emboaca, atual distrito de Iparana, em Caucaia, ouviu pela primeira vez a mensagem do Evangelho na década de 1920, por intermédio da Igreja Presbiteriana Independente (IPI). O principal responsável pela difusão do protestantismo na região foi o reverendo Cândido Olegário Moreira. Os anos se sucederam e em 29 de novembro de 1931 o Movimento Pentecostal passou a ser conhecido na cidade, com a vinda do irmão Luís Antônio, que havia se convertido
na Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte. Ao chegar ao lugarejo, ele passou a trabalhar na salina de propriedade do senhor Adriano Martins. Após evangelizar o mestre da salina, Joaquim Pereira Filho, ele se converte e a partir de então os dois iniciam o trabalho evangelístico na localidade, que culminaria posteriormente com a implantação da Assembleia de Deus. O primeiro batismo em águas da AD em Caucaia aconteceu em 25 de agosto de 1931, em uma lagoa da cidade. Foi um dia histórico para a irmã Isaura da Costa Arruda e o casal Francisco Manoel Rodrigues (conhecido como Chagas Borges) e Almicinda Albino Rodrigues, que participaram do ato de imersão. A partir de então, eles reservaram um cômodo de sua casa para que os cultos fossem realizados, na antiga localidade de Emboaca. Já no segundo batismo, ocorrido em dezembro de 1934, foi batizado o pioneiro Raimundo Marinho dos Santos (pastor Cajueiro), que a partir de então passou a contribuir para o crescimento da evangelização em toda a região. Anos mais tarde, ele pastoreou o campo da AD em Caucaia, tendo permanecido até 1960. Em seu trabalho evangelístico, numa única viagem, que durava cerca de três dias, após sair da sede de Caucaia, ele passava pelas localidades de Lagoa Salgada, Vargem do Meio, Catuana, Encantada, São Gonçalo do Amarante, Tapado, Jardim, Maleitas, Russinha, Pedra Branca, Sítios Novos, Ribeira, Bom Princípio, Tucumduba e Serra da Rajada até chegar novamente no centro da cidade. O terreno onde se localiza o templo sede atual foi doado pelo irmão João Arruda e o pastor Raimundo Marinho dos Santos, que presidiu o campo até 1960, ano de seu falecimento. Na sequência, ele foi substituído pelos pastores João Avelino dos Santos (1960 a setembro de 1965), Francisco Freire de Alencar (setembro de 1965 a janeiro de 1974), Geraldo Mariano da Silva (1974 a
janeiro de 1975), Antônio Rodrigues de Lima (1975 a fevereiro de 1987). Atualmente, a igreja é liderada pelo pastor Eliúde Fernandes. Desde quando foi empossado como presidente da AD Caucaia, ele desmembrou os campos de Iparana (antiga Emboaca), Sítios Novos, Jurema e Metropolitano.

Pastor Eliúde Fernandes e esposa
Pastor Eliúde Fernandes e esposa

BIOGRAFIA DO PASTOR LOCAL

Pr. Eliude Fernandes
Pr. Eliude Fernandes

Natural da cidade de Pentecoste (CE), o pastor Eliúde Fernandes de Sousa nasceu em lar evangélico e é filho de João Furtado Costa e Fernanda Fernandes Costa. Iniciou a sua vida eclesiástica na Assembleia de Deus de Trairi, onde ajudava o pastor local. Inicialmente, serviu como auxiliar até o ano de 1978; como diácono a partir de 1979; e como presbítero, quando foi consagrado em 1983. Em seguida, foi ordenado pela Convenção de Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus no Estado do Ceará a evangelista em 07 de janeiro de 1985 pelo pastor Emiliano Ferreira da Costa. Assumiu a AD Caucaia em 27 de fevereiro de 1987, igreja onde ele foi pastor auxiliar por cerca de dois anos, em substituição ao pastor Antônio Rodrigues de Lima, que havia sido jubilado. A sua consagração ao ofício de pastor aconteceu em novembro de 1987. É casado com Jacinta da Silva Costa e pai de Kelre, Elque, Elieu, Adiel, Otoniel, Mara e Daniel.

Fonte: Livro Assembleia de Deus no Ceará – 100 Anos de História – Do Historiador Carlos Castro

Carlos Castro

Postado por: Carlos Castro

Comentários

*os comentários aqui apresentados não representam a opinião do Portal JVD

Deixe uma resposta